domingo, 27 de junho de 2010

Gosto de gente!

Gosto de gente com a cabeça no lugar...de conteúdo interno,idealismo nos olhos e dois pés no chão da realidade. Gosto de gente que ri, chora, se emociona com uma simples carta, um telefonema. Gosto de gente que se emociona com uma canção suave, um bom filme, um bom livro, um gesto de carinho, um abraço de afago. Gente que ama e curte saudades,gosta de amigos,cultiva flores,ama os animais,admira paisagens poeira e escuta.Gente que tem tempo para sorrir bondade,semear perdão,repartir ternura, compartilhar vivências.Gente que tem tempo para dar espaços para as emoções dentro de si,emoções que fluem naturalmente de dentro do seu ser.Gente que gosta de fazer coisas que gosta, sem fugir dos compromissos difíceis e inadiáveis, por mais desgastantes que sejam.Gente que colhe,orienta e se entende,aconselha, busca a verdade e quer sempre aprender,mesmo que seja de uma criança, de um pobre, de um analfabeto.Gente de coração desarmado, sem ódio e preconceitos baratos, com muito amor dentro de si.Gente que erra e reconhece,cai e se levanta, apanha e assimila os golpes, tirando lições dos erros e fazendo redentora suas lágrimas e sofrimentos.Gosto muito de gente assim...e desconfio que é desse tipo de gente que DEUS também gosta.
(Artur Tavola)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

...


 A tua graça me basta Senhor, é tudo que eu preciso ter!
O teu amor é o que me conduz, razão maior do meu viver!
Contigo seguro eu sei estou, em tuas mãos eu espero..
fazer a tua vontade é o que eu quero...
Guia-me, leva-me, conduza-me Senhor por tuas veredas!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

SETE MODOS DE ENFRENTAR AS DIFICULDADES DA VIDA

  
*Tenha a convicção de que Deus está no controle de tudo;
*Não tenha medo de situações novas;
* Tire proveito das dificuldades;
* Não escute palavras de desânimo e dúvida;
* Lembre-se de que você próprio é uma solução;
* Esteja se fortalecendo interiormente cada manhã;
* Agradeça a Deus pela oportunidade de lutar e vencer.
"A NOSSA VISÃO DA VIDA DETERMINARÁ O NOSSO SUCESSO OU FRACASSO.
SEJA ENTÃO UM DOS QUE ACREDITAM, SE ESFORÇAM E VENCEM.
"DEUS GOSTA DOS QUE NÃO RECUAM."

Nunca pare de sonhar!

 Havia no alto de uma montanha três árvores.
Elas sonhavam com o que iriam ser depois de grandes.
A primeira, olhando as estrelas disse: eu quero ser o baú mais precioso do mundo e viver cheia de tesouros.
A segunda, olhando um riacho suspirou: eu quero ser um navio bem grande para transportar Reis e Rainhas.
A terceira olhou para o vale e disse: quero crescer e ficar aqui no alto da montanha; quero crescer tanto
que as pessoas ao olharem para mim levantem os olhos e pensem em Deus.
Muitos anos se passaram, as árvores cresceram.
Surgiram três lenhadores que, sem saber do sonho das árvores, cortaram as três.
A primeira árvore acabou se transformando num cocho de animais, coberto de feno.
A segunda virou um barco de pesca transportando pessoas e peixes todos os dias.
A terceira foi cortada em vigas e deixada num depósito.
Desiludidas as três árvores lamentaram os seus destinos.
Mas, numa certa noite, com o céu cheio de estrelas, uma jovem mulher colocou o seu bebê recém-nascido
naquele cocho.
De repente, a árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.
A segunda, certo dia, transportou um homem que acabou por dormir no barco.
E, quando uma tempestade quase afundou o barco, o homem levantou-se e disse PAZ!!
E, imediatamente, as águas se acalmaram.
E a árvore transformada em barco entendeu que transportava o rei dos céus e da terra.
Tempos mais tarde, numa Sexta-feira, a árvore espantou-se quando as vigas foram unidas em forma de cruz
e um homem foi pregado nela.
A árvore sentiu-se horrível vendo o sofrimento daquele homem. Mas logo entendeu que aquele homem salvou a humanidade e as pessoas logo se lembrariam de Deus ao olharem para a cruz.
O exemplo das árvores é um sinal de que é preciso sonhar e ter fé. SEMPRE!!!
QUANDO JESUS PASSA PELA NOSSA VIDA, ALGO DE BOM ACONTECE E NO NOSSO CASO,
NÓS NÃO SOMOS ÁRVORES, SOMOS CRISTÃOS, SOMOS CATÓLICOS NO COLO DE JESUS,
QUE NOS IMPULSIONA A EVANGELIZAR.
VAMOS LEVAR A BOA NOVA QUE É O PRÓPRIO JESUS.
EVANGELIZE!!!!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

terça-feira, 15 de junho de 2010

A Copa do Mundo o que ela nos ensina?

“A Copa do Mundo está começando. O Brasil inteiro estará assentado diante dos aparelhos de TV.
A vitória é intensamente desejada!
Os jogadores – se o Brasil ganhar –, serão transformados em heróis nacionais, deuses do futebol”.
“Por um momento o tempo dará lugar à eternidade. Os vitoriosos, jogadores e torcedores, serão banhados por sua luz, terão suas almas lavadas, estarão em estado de graça.”
O prêmio “será a taça levantada para a contemplação dos olhos ávidos de felicidade e de glória. Os vencidos, de olhos baixos, se entregarão ao choro. Como é ruim, frustrante, a derrota!”
“É assim que a disputa esportiva revive , na força da dramatização ritual-simbólica, o drama profundo da existência humana. Há uma batalha de fundo em que todos estamos metidos e que não admite derrota. Esta seria a destruição e a morte definitiva.”
Marx “havia pensado que a religião era tão somente a expressão simbólica de aspirações não realizadas na vida real, a solução fantástica de problemas reais, a compensação transcendente para frustrações históricas”.
“Nós pensamos que a dimensão religiosa é a mais profunda dimensão da existência humana. O mal deve ser vencido desde as raízes mais profundas do ser humano”.
Sozinhos, “não venceremos”. “Precisamos de redenção, da graça de Deus e temos que lutar articulados, em equipe, por um projeto maior, sem estrelismos, sabendo que a vitória é possível e está ao nosso alcance”.
No entanto, é preciso “ter garra, dar a vida, o sangue, durante todo o tempo da partida. Assim nos ensina Jesus: ‘quem quiser salvar sua vida – sua pele – perdê-la-á e quem perder sua vida por causa de mim, salvá-la-á’”.
Não se pode repetir na vida “os erros que os derrotados cometem nas disputas esportivas”.
“Ninguém recebe a coroa – a taça – antecipadamente e ninguém vence sozinho. A vitória é obra coletiva, garantida por Deus para aqueles que lutam, com garra e inteligência, até o fim.”

por Dom Eduardo Benes

Amar é escolher o essencial


A globalização trouxe inúmeros benefícios ao homem. Atualmente, com extrema facilidade, temos acesso a outras culturas e a informações sobre tudo o que está acontecendo em todo o planeta. Uma quantidade demasiada de informações é despejada sobre nós cotidianamente. Temos acesso a muitas realidades e, consequentemente, corremos o risco de acabar sufocados em meio a toda essa diversidade.

A vida nos apresenta uma multiplicidade de oportunidades. Através da tecnologia tudo se tornou mais rápido e fácil e temos a possibilidade de realizar muitas coisas ao mesmo tempo. Porém, mesmo em meio a muitas possibilidades, para ser feliz, o homem precisa escolher a melhor forma para consumir o seu tempo.

Há quem passa horas navegando e conhecendo, superficialmente, muitas pessoas pela Internet, mas não consegue gastar 30 minutos com alguém que lhe é realmente importante, para que possa se aprofundar nesse relacionamento real. Pois prefere o descompromisso e a irrealidade do relacionamento virtual, que não exige nada, e que, muitas vezes, possibilita a informalidade e a ilusão.
Há quem gaste horas e até dias com amigos, em farras e bebedeiras, mas não tem a capacidade de gastá-las com a família. Há quem tenha tempo para ir ao “Shopping Center”, ao clube, ao bar, mas não tem tempo para ir à Santa Missa. Há mulheres que ficam o dia inteiro no salão de beleza, mas não param para escutar o marido. Assim como há pais que estão perdendo os filhos, porque nunca tiveram tempo para escutar suas “tolas experiências”…

Não existe relacionamento sem diálogo, família sem presença, felicidade sem prioridade.
É muito triste para o homem, no fim de sua vida, perceber que desperdiçou tempo demais com o supérfluo e desprezou aquilo e aqueles que eram essenciais.

Há quem se prenda aos erros, deixando de valorizar a pessoa que está por trás destes. Cargos passam, filhos crescem, pessoas adoecem, despedidas acontecem, o tempo passa… e, um dia, a vida se ausenta.

É feliz quem compreende que pessoas têm mais valor do que coisas; que família é presente de Deus e amizade é uma arte que torna a vida mais bonita.

Amar é escolher o essencial; é dizer o que se deve; é escutar a quem se deve escutar; é estar ao lado de quem necessita de nossa presença; fazer o que é preciso.

Pode ser que para você, hoje, o essencial seja perdoar ou pedir perdão. Pode ser que seja estar em sua casa como os seus, não sei… O que sei é que a vida é bela para quem sabe priorizá-la, e que é no agora que temos a possibilidade de reescrever nossa história, mudando a direção em que empregamos nosso tempo e nossas energias.

Quem ama consegue encontrar tempo para aquilo e para aqueles que realmente são importantes. Quem ama sabe priorizar.

A virtude mora na escolha… certa, é claro. Amar é escolher o essencial. 
fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=11897

O fundamento de nossa esperança, é Aquele que é mais forte que a vida que a morte e que impera sobre todas as circunstâncias. Espera no senhor!(Eugenio Jorge)

domingo, 13 de junho de 2010

...


Uma coisa, porém, faço: esquecendo o que fica para trás, lanço-me a frente. Lanço-me em direção a meta, para conquistar o prêmio que, do alto, Deus me chama a receber, no Cristo Jesus. (Fl 3,14)

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Frase do dia...


"É necessário fazer tuas imperfeições morrerem dia após dia." 
(Padre Pio de Pietrelcina)

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Eis me aqui Senhor...


Eu me rendo a ti Senhor, vem reinar em minha vida
Derrubar as muralhas, dissipar minhas misérias
Restaurar minha casa..Toma posse da tua terra,
Como posso resistir ao teu amor Senhor
Só tu tens palavras de vida eterna!!
(Trecho da música Eu me Rendo a Ti- Eliana Ribeiro)

terça-feira, 8 de junho de 2010

O céu em você!


Há um céu que começa em cada um de nós,
Há uma escolha, e um desafio
Há uma promessa
Um desejo,
Em seu coração
Deus espera por você...

Há uma vocação; e um chamado
Há uma pergunta; uma resposta
Dentro de você
Alguém lhe espera
Do fundo do seu coração
Ele espera, dia e noite por você
Ele te chama
Do fundo do seu coração
Ele te ama
Te escuta, te espera...

segunda-feira, 7 de junho de 2010


Porque me amas, posso te amar
Porque me queres, a ti vou me entregar
Porque me escolhestes, Posso te acolher,
Porque me criastes, posso te conhecer!!
(Musica Há uma oração- Banda DOM)

...

O Amor de Deus..

Não é influenciado - O amor de Deus é livre, espontâneo.
♥ É eterno - Por Deus ser um Ser eterno, Seu amor também é eterno. Isso nos conforta,pois não tendo começo, não terá fim.
♥ É soberano - Por Deus ser um Ser soberano seu amor também o é. Na verdade Deus não tem obrigação para com ninguém.
♥ É infinito - Deus é infinito na sua natureza e só pode refletir tal atributo em suas outras qualidades. As Escrituras Sagradas, dadas pela inspiração, têm dificuldade, pela limitação da linguagem por escrito, ao expressar todo o amor de Deus. É necessário fé para que se possa conhecer Deus, pois, as suas qualidades são superiores ao entendimento finito do homem.
♥ É imutável - Por Deus ser imutável; seus atributos também o são. O exemplo da imutabilidade do seu amor é visto por nada poder separá-LO dos seus amados.
♥ É Santo - Deus é Santo na sua pessoa, em todas as suas obras e por necessidade isso inclui o seu amor. O amor de Deus não é subordinado à paixão ou qualquer outro sentimento, mas pela Santidade.A Bíblia diz primeiramente que Deus é Luz e após diz que Deus também é amor. A santidade é quem faz o amor de Deus temível. Por sua Santidade o crente é corrigido e o ímpio é castigado.
♥ É gracioso - O amor pede uma expressão, e, a sua expressão é favor ou graça. Essa expressão da graça vê-se quando entendemos o alvo do amor e o resultado de tal amor. A maior expressão do amor de Deus é Cristo. Por ter dado Cristo sabemos que Ele não deixará faltar algo para os Seus.
Deixe-se amar por Ele!!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Experenciar Jesus Eucaristico


Este dia é um presente para todos nós: celebrar o Corpo de Cristo, que todos os anos passeia por nossas ruas. A única celebração no ano em que o sacerdote sai com Jesus pelas ruas e o Senhor passa abençoando, tocando e curando a vida de Seu povo.Hoje nós também fizemos isso na Canção Nova: era visível o toque de Nosso Senhor Jesus Cristo em todos, e quando Ele passa a graça acontece. Quando permitimos que o Ressuscitado passe por nossas vida o milagre acontece.O mesmo Cristo que passou na Galileia, curou cegos e operou outros tantos milagres, passa no meio do Seu povo, talvez não curando enfermidades físicas, mas enfermidades da alma, psíquicas. O Senhor continua a realizar Seus milagres nesta Celebração Eucarística por intermédio de Seu Corpo. Ele nos dá a oportunidade de nos aproximarmos d'Ele na Eucaristia. É Ele que vem até nós para que nossa fé possa aumentar cada dia mais. Jesus realizou muitos milagres eucarísticos para que nós, ao vermos esses acontecimentos extraordinários, possamos acreditar cada vez mais n'Ele.Você que está com seu coração vacilante a cada vez que o sacerdote levanta o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, creia! Nós vemos pão, mas é o Corpo e o Sangue de Jesus. A Eucaristia, que eu todos os dias celebro e que você que recebe e para a qual você leva suas tristezas e ali as entrega e experimenta o céu na terra, é graça para nós.Hoje eu fiquei pensando na minha primeira Eucaristia, eu tinha 9, 10 anos, quando recebi aquele "Alimento salutar". Lembre-se também da sua primeira Eucaristia e agradeça ao Senhor por Sua presença no Pão e no Vinho Consagrados.O Senhor se revela a nós a cada Eucaristia. E eu quero falar sobre o zelo que nós precisamos ter, a cada Santa Missa, com Jesus, que está no Sacrário todos os dias a nos esperar, pois muitos passam em frente à igreja e nem o "nome do Pai" fazem! Os mais antigos passam em frente à igreja e tiram até o chapéu, pois sabem que Jesus está lá. Na igreja, naquela capelinha, está Quem pode matar sua fome e sua sede, foi o que aconteceu com os discípulos que falaram para Jesus que o povo estava com fome e ali Cristo multiplica os pães e os peixes, fato milagroso que é uma prefiguração da Eucaristia. E esse milagre nós podemos ver a cada Eucaristia até Jesus voltar ou irmos a Ele.E então por que não participar bem da Celebração Eucarística? Ficamos distraídos, olhando tudo ao redor em vez de ficar de olhos fixos para o altar. A Igreja nos ensina que a Eucaristia é o Sacramento dos sacramentos, é o cume, o ponto mais alto de nossa fé. E como nós estamos participando da Eucaristia? É da Eucaristia que vem toda a graça de bênçãos para nossas vidas. É um mistério para todos nós, nossa razão é muito limitada para compreender isso. Quando eu era mais jovem estava começando minha caminhada com Deus e, ao final da Santa Missa, meu coração se abrasava e depois dessa celebração eu fiquei rezando e adorando a Jesus e, de repente, comecei a chorar e vinha uma imagem muito clara à minha mente: uma imagem de um leitão todo sujo, mas que estava sendo lavado por alguém e vinha ao meu coração: "Você é esse leitãozinho, Eu estou te lavando", e eu sentia que estava sendo lavado. É assim que Jesus faz conosco: se revela das mais variadas formas. Porque o Senhor é amor, é misericórdia, Ele vem para nos lavar de nossos pecados, naquele momento eu fiz uma experiência com o Santíssimo Sacramento. O Senhor também tem um plano para sua vida, assim como Ele tinha para minha. Todos nós somos chamados a viver uma vida constante nos Sacramentos.Existem muitos católicos que não sabem o que está acontecendo hoje neste altar! É Jesus Cristo, que passa no meio de nós, tem gosto de pão, tem gosto de vinho, mas é o Senhor, é o Pão Vivo, que desce do céu para nos alimentar.Outra experiência que eu fiz com Jesus Sacramentado se deu quando tinha 20 anos e eu nem sabia o que era Jesus Sacramentado. O sacerdote estava passeando com Jesus Eucarístico e quando passou perto de mim todos se ajoelharam, eu também me ajoelhei e comecei a chorar e me veio uma imagem do Bom Pastor com uma ovelhinha e eu sentia no coração: "Você é essa ovelha", algo novo saía daquele "negócio brilhoso" (eu não sabia o que era aquele objeto), mas naquele momento eu fui tocado por Jesus no ostensório. Você já fez sua experiência? Jesus quer que você tenha uma experiência de amor com Ele.Qual o tempo que você tem deixado para Jesus? Tem dado tempo para fazer adoração? Dom Bosco dizia: “Quer poucas graças? Vá pouco ao Santíssimo Sacramento. Quer muitas graças? Vá muitas vezes ao Santíssimo Sacramento”. Muitas vezes, dizemos que não temos tempo, que a igreja é muito longe, mas para irmos a uma festa em outra cidade, vamos rapidinho.Aquele que permanecer fiel ao Senhor, aguentará até os últimos dias. Não perca tempo com coisas que passam! Muitos perdem seu tempo, perdem sua vida, deixe-se seduzir pelo Senhor, deixe que Ele mude sua vida!Quando nós perseveramos Deus se manifesta a nós. Nós podemos fazer uma experiência com Jesus a cada Eucaristia se participarmos bem desse momento, pois o Senhor se derrama a nós. Você que vai à Santa Missa todos os dias, não se acostume com ela [Santa Missa], viva bem a cada dia.
(Homilia Padre Paulinho - Sacerdote da Comunidade Canção Nova)

A presença real de Cristo na Eucaristia


Desde que Jesus instituiu a Eucaristia na Santa Ceia, a Igreja nunca cessou de celebrá-la, crendo firmemente na presença do Senhor na Hóstia consagrada pelo sacerdote legitimamente ordenado pela Igreja. Nunca a Igreja duvidou da presença real do Corpo, Sangue, Alma e Divindade do Senhor na Eucaristia. Desde os primeiros séculos os Padres da Igreja ensinaram esta grande verdade recebida dos Apóstolos.

Na Última Ceia, Jesus foi muito claro: "Isto é o meu corpo". "Isto é o meu sangue" (Mt 26,26-28). Ele não falou de "símbolo", nem de "sinal", nem de "lembrança". São Paulo atesta a presença do Senhor na Eucaristia quando afirma: "O cálice de benção, que bebemos, não é a comunhão do Sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é a comunhão do Corpo de Cristo?" (1Cor 10,16).E o Apóstolo, que não estava na Última Ceia, recebeu esta certeza por revelação especial do Senhor a ele: "O Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e disse: Tomai e comei; isto é o meu corpo, que será entregue por vós; fazei isto em memória de mim. Igualmente também, depois de ter ceado, tomou o cálice e disse: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto em memória de mim todas as vezes que o beberdes"(1Cor 11,23-29).

Sem dúvida a Eucaristia é o maior e o mais belo milagre que o Senhor realizou e quis que fosse repetido a cada Missa, para que Ele pudesse estar entre nós, a fim de nos curar e nos alimentar. "A Eucaristia é 'fonte e centro de toda a vida cristã' (LG,11). Os restantes sacramentos, porém, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a Sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa" (PO,5 e CIC n.1324).

O Catecismo da Igreja nos garante que "Os milagres da multiplicação dos pães... prefiguram a superabundância deste pão único da Eucaristia" (CIC, n.1335). Tudo o que foi dito até aqui está baseado principalmente nas próprias palavras de Jesus, naquele memorável discurso sobre a Eucaristia, na sinagoga de Cafarnaum, que São João relatou com detalhes no capítulo 6 do seu Evangelho: "Eu sou o Pão vivo que desceu do céu... Quem comer deste Pão viverá eternamente; e o Pão que eu darei é a minha carne para a salvação do mundo... O que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia... Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida."

Não há como interpretar de modo diferente estas palavras, senão admitindo a presença real e maravilhosa do Senhor na Hóstia sagrada. Lamentavelmente a Cruz e a Eucaristia foram e continuam a ser "pedra de tropeço" para os que não crêem, mas Jesus exigiu até o fim esta fé. Aos próprios Apóstolos ele disse: "Também vós quereis ir embora?" (Jo 6,67). Ao que Pedro responde na fé, não pela inteligência: "Senhor, a quem iremos, só Tu tens palavras de vida eterna"(68). Nunca Jesus exigiu tanto a fé dos Apóstolos como neste momento. E, se exigiu tanto, sem dar maiores esclarecimentos como sempre fazia, é porque os discípulos tinham entendido muito bem do que se tratava, bem como o povo que o deixou dizendo:"Estas palavras são insuportáveis? Quem as pode escutar?" (Jo 6,60).

Também para cada um de nós a Eucaristia será sempre uma prova de fogo para a nossa fé; mas, crendo na palavra do Senhor e no ensinamento da Igreja, seremos felizes. Quando Lutero pôs em dúvida a presença real e permanente do Senhor na Eucaristia, o Concílio de Trento (1545-1563) assim se expressou: "Porque Cristo, nosso Redentor, disse que o que Ele oferecia sob a espécie do pão era verdadeiramente o seu Corpo, sempre na Igreja se teve esta convicção que o sagrado Concílio de novo declara: pela consagração do pão e do vinho opera-se a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo nosso Senhor, e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue; e esta mudança, a Igreja católica chama-lhe com justeza e exatidão, transubstanciação" (DS, 1642; CIC n.1376).

Acima de tudo é preciso recordar que a Igreja recebeu do Senhor o carisma da infalibilidade em termos de fé e de moral, a fim de não permitir que os seus filhos sejam enganados no caminho da salvação (cf. Jo 14,15.25; 16,12-13). Portanto, o que a Igreja garante há vinte séculos, jamais podemos duvidar, sob pena de estarmos duvidando do próprio Jesus.

Para auxiliar a nossa fraqueza, Deus permitiu que muitos milagres eucarísticos acontecessem entre nós: Lanciano (sec VIII), Ferrara (1171), Orvieto (1264), Offida (1273), Sena (1330 e 1730),Turim (1453), etc., que atestam ainda hoje o Corpo vivo do Senhor na Eucaristia, comprovado pela própria ciência. Há tempos, foi traçado na Europa um "mapa eucarístico", que registra o local e a data de mais de 130 milagres, metade deles ocorridos na Itália.

Texto extraido de:
http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=11879

A Festa de Corpus Christi


A Quinta-feira Santa é o dia da instituição da Eucaristia, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon (†1258), a qual recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia. Essa santa era priora da Abadia de Cornillon e teve, conforme a tradição, uma visão da Igreja sob a aparência de lua cheia com uma mancha negra, que significada a ausência dessa solenidade. Juliana comunicou esta imagem a Dom Roberto de Thorete, bispo de Liége, também ao douto Dominico Hugh, mais tarde cardeal legado dos Países Baixos e a Jacques Pantaleón, mais tarde o Papa Urbano IV. A Solenidade mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, 6 anos após a morte de irmã Juliana em 1258, com 66 anos. A santa foi canonizada em 1599 pelo Papa Clemente VIII (1592-1605).

O milagre de Bolsena: Quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Santa Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Ainda hoje se conservam, em Orvieto, os corporais onde se apóiam o cálice e a patena durante a Celebração Eucarística e também se pode ver a pedra do altar em Bolsena, manchada de sangue.
O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, próximo de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”. Em 11/08/1264 o Papa emitiu a Bula “Transiturus de mundo”, na qual  prescreveu que, na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração.

Em 1317, o Papa João XXII (1316-1334) publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas. A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. A celebração normalmente tem início com a Santa Missa, seguida pela procissão pelas ruas da cidade, que se encerra com a bênção do Santíssimo.
Todo católico deve participar dessa procissão por ser a mais importante de todas que acontecem durante o ano, pois é a única na qual o próprio Senhor sai às ruas para abençoar as pessoas, as famílias e a cidade. Em muitos lugares criou-se o belo costume de enfeitar as casas com oratórios e flores e as ruas com tapetes ornamentados, tudo em honra de Nosso Senhor Jesus Cristo, que vem visitar o Seu povo. Tudo isso tem muito sentido e deve ser preservado. 

Por: Felipe Aquino