quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Antes só...



Há um ditado popular que diz: “Antes sozinho que mal acompanhado”. Como entendê-lo? Estar sozinho, buscar a solidão é algo que assusta a todos nós, pois Deus não nos criou para o isolamento, mas sim, para vivermos em sociedade:
O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada” (Gênesis 2,18).
Já era uma preocupação do Altíssimo que não vivêssemos sozinhos, pois bem sabe o Senhor o quão difícil é o peso da solidão. Criou-nos para estarmos em sociedade. Mas, acontece que nem todos caminham na mesma direção, nem todos buscam o mesmo sentido.
Quando isso não acontece o que fazer?
Geralmente as pessoas se agrupam por afinidades, por grupos de interesse. Em nosso caso, cristãos que somos, estamos juntos, pois seguimos a Cristo e acreditamos em Suas palavras. Acontece que nem todos têm o mesmo pensamento que o nosso, aliás, a sociedade de hoje é uma sociedade pagã que, infelizmente, se distancia cada vez mais de Deus. Por isso, é um desafio constante cultivar amizades e relacionamentos nessa realidade.
Um princípio dos alcoólatras anônimos é: “Evitar o primeiro gole”. Ora, para evitar o primeiro gole é preciso evitar companhias, lugares e situações que podem provocar a queda e a volta ao vício. Na verdade, é a aplicação do princípio deixado por Jesus Cristo: “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação”.
Oração e vigilância. Vigilância é exatamente isso: evitar companhias, lugares e situações que podem nos afastar de Deus, que podem nos levar ao pecado.
Se o outro não entender o motivo pelo qual evito sua companhia (e que isso seja feito não de forma agressiva!) e ele me der a oportunidade de lhe explicar, posso simplesmente dizer-lhe que minhas escolhas são distintas da dele. Caso perceba que ele não vá me entender, é preferível buscar refúgio no silêncio e na oração.
É dessa forma que dá para entender o ditado: “Antes sozinho do que mal acompanhado”, isto é, é preferível ficar sozinho que permanecer caminhando ao lado de pessoas que não me compreendem nem me auxiliam neste processo de busca de santidade que almejo.
No entanto, andar sozinho não quer dizer que eu tenho o direito de julgar o outro achando que ele está no caminho errado e eu no certo: certas coisas não precisam ser ditas. Cada um tem a sua consciência. Assim como não tenho o direito de me fechar caso a pessoa me procure: devo, como Jesus, estar sempre pronto a acolher e a ouvir, e caso seja solicitado a emitir a minha opinião sobre o que é correto, porque ensinar os ignorantes é uma obra de misericórdia.
Busquemos juntos a Divina Misericórdia e ela nos capacitará a buscar o outro de uma forma renovada.


Pe. Antônio Aguiar

http://blog.cancaonova.com/padreantonioaguiar

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

T E M D I A

"...tem dia que põe virgula, tem dia que põe reticências, tem dia que põe ponto final e tem dia que tem a necessidade de virar a página, o tempo todo nós fazemos a experiência de escrever a vida que somos nós, e o mais bonito: nós temos o direito de escolher como vamos pontuar esse texto, porque Deus trabalha o tempo todo no nosso coração assim, para que a gente aprenda a escrever, para que não venha ninguém escrever por nós e mesmo que alguém passe pela nossa vida, que apenas deixe detalhes no seu texto porque o autor é você, e o mais bonito é que tudo está sendo inspirado por Ele..."
(Pe. Fábio de Melo)

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Pensandinho...

Hoje parei pra pensar..
•Por que eu escrevo aqui se "ninguém" lê mesmo???
•Por que as vezes( e quase sempre) a gente se importa tanto com o que os outros vão pensar ou mesmo dizer das coisas que fazemos???
•Por que as pessoas reclamam tanto da vida, quando tem tudo para agradecer??
Por que e por que..são tantos os por ques..que as pessoas esquecem de viver a vida e acabando vivendo num mundo cheio de melancolia..eu falo por mim mesmaquantas vezes eu fico reclamando da vida, reclamando das coisas que eu tenho, reclamando das coisas que dão errado na minha vida por culpa minha mesma, culpa das minhas escolhas..é bem isso, as coisas dão errado na nossa vida por nossa culpa, não adiantar pensar que tal coisa aconteceu porque Deus quis que fosse assim, Deus não é culpado de nada, temos essa infeliz mania de sempre querermos achar um culpado para as nossas infantilidades, para as nossas derrotas..mas as coisas boas ou ruins que acontecem na nossa vida é fruto das escolhas, boas escolhas ou escolhas ruins..Sim a culpa é de quem escolhe pois somos livres para percorrer o caminho que queremos e que achamos melhor e por sermos livres para escolher temos que arcar com toda a consequencia dessa escolha!!!
Aquela frase 'Por sua conta e risco' retrata bem as consequencias das escolhas que fazemos para nossa vida..é como aquela lei da fisica " a toda ação tem-se uma reação"...Por isso temos que parar pra pensar antes de fazermos as coisas de maneira errada pois não podemos voltar atras para corrigir o erro e assim evitar as reações dessa ação..Convido você a fazer a experiencia de parar de questionar tanto, a parar de reclamar e começar a apreciar as pequenas maravilhas que todos os dias você recebe, a ver sempre o lado bom das pessoas, a exergar além das aparencias e mesmo que você seja maltratado pelo mundo, pelas pessoas nunca devolva o mal com o mal e sim com o bem...E não importa o que os outros acham de você, mas sim o que Deus tem achado de você, das suas atitudes..isso sim é o que importa..Então cuide do que você anda fazendo para que Deus sinta orgulho de você!!

Fica na PAZ que só Ele pode te dar!!!
;* Suu

domingo, 23 de agosto de 2009

Alegrai-vos Sempre...


'Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: Alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus!' (Filp. 4, 4-7)


O Senhor nos dá uma ordem, Ele pede que sempre Alegremo-nos Nele...Esse desejo pela felicidade foi colocado em nós por Deus. Como um Pai bondoso e amoroso Ele deseja sempre o melhor para seus filhos, e o desejo maior de Deus para todos nós é que sejamos verdadeiramente felizes. E, por isso nos pede que apresentemos as nossas preocupaçoes para Ele, que não nos inquietemos com nada pois uma pessoa preocupada inquieta nem sempre é feliz, pelo menos não demonstra felicidade..E Deus não fez o ser humano para viver preocupado, cheio de tristezas..Ele fez você, eu para que possamos ser felizes, para que sejamos Alegres Nele!!Mas o mundo nos aprisiona com a falsa alegria que só ele oferece, e essa falsa alegria acaba logo..somos muito apegados a coisas ou até mesmo pessoas e esquecemos Daquele que tudo pode fazer por nós, e assim acavamos ficando presos a uma falsa vida, de ilusões que o mundo nos oferece. Deus nos fez para que sejamos livres como um passaro, para que busquemos as coisas do alto, para que sejamos verdadeiramente felizes Nele..por isso Ele pede que não nos inquietemos com nada, que apresentemos a Ele nossas dificuldades, preocupações para que assim a Paz que só Ele pode dar preencha nossos corações e nossos pensamentos!!

Quero te convidar a fazer uma experiencia, imagine que você esta de frente com Jesus, e neste momento começe a contar pra Ele como anda sua vida, o que vc tem feito de bom, de ruim também..fala pra Ele dos teus sonhos, das escolhas que vc anda fazendo...abre teu coração pra Ele, só Ele pode te dar paz, pode te acolher, te amar de verdade..Deixa Jesus te amar, te abraçar neste momento, sinta a paz que invade todo o teu ser, hoje Ele te faz livre, livre para amar, livre para voar mais alto, livre para ser verdadeiramente Feliz!!!

Que você sempre possa sentir a presença Dele na sua vida!!!!

sábado, 8 de agosto de 2009


Olhos fechados pra te encontrar…







e aonde quer que eu vá levo você num olhar…






Eu não vou saber me acostumar sem seu olhar pra me entender....






Fecho os olhos pra não ver passar o tempo!!!










Coração quer te encontrar...